segunda-feira, 13 de junho de 2011

Psicossomática - Fígado

 

A psicossomática é uma ciência interdisciplinar que integra diversas especialidades da medicina e da psicologia para estudar os efeitos de fatores sociais e psicológicos sobre processos orgânicos do corpo e sobre o bem-estar das pessoas.
A palavra psicossomática, na visão dos profissionais de saúde que compreendem o ser humano de forma integral, não pode ser compreendida como um adjetivo para alguns tipos de sintomas, pois tanto a medicina quanto a psicologia estão percebendo que não existe separação ideal entre mente, corpo, alma e espírito que transitam nos contextos sociais, familiares, profissionais e relacionais, ou seja , nos sintomas : físico, emocional, psíquico, espiritual, profissional, relacional, comportamental, social ou familiar.
Pela medicina tradicional chinesa , o fígado é o órgão que regula as emoções. É associado ao subconsciente e à região do sistema límbico , que administra as emoções e a oscilação de energia , que gera a oscilação de humor também. O fígado tem essa função de nos impulsionar para as nossas conquistas – estresse positivo – como também o oposto: amargura e mágoa.
A raiva não exteriorizada pode se transformar em amargura. O estado de estresse leva à oscilação de humor e das emoções. Por isto, apaziguar a energia do fígado (ch’i) é de vital importância para uma vida harmoniosa.
Quando esta energia fica estagnada , ela provoca 5 tipos de distúrbios:
1. Sensação de falta de ar, de peito fechado.

2. Instabilidade emocional e crises de choro.

3. Alterações gástricas e intestinais: gastrite, esofagite, refluxo e síndrome do 
 cólon irritável.

4. Nó na garganta que provoca disfunção da tiróide.

5. Alterações do abdome inferior prostatismo (de próstata),mioma no útero, ovário policístico, endometriose.

É assim que ocorre a somatização de doenças, por causa das descargas de emoções derramadas no organismo. Para mudar este padrão é preciso mudar os hábitos estressantes e buscar uma vida saudável.

Enfim, são aqueles procedimentos já muito comentados: ter uma alimentação saudável com pratos coloridos, ingestão de fibras, ingerir 2 litros de água por dia, fazer 5 refeições por dia , ter uma boa noite de sono, fazer atividade física , meditar , fazer massagem, meditar, vigiar os pensamentos, viver no momento presente, dedicar-se aos amigos, lazer, família, namorar, ou seja , buscar o equilíbrio.

Evitar
Drogas, cigarro, álcool, excesso de trabalho, sedentarismo, alimentos não saudáveis: embutidos, alimentação muito gordurosa, excesso de sal, açúcar.

Atenção! Este texto não substitui uma consulta ou acompanhamento de um médico ou terapeuta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário