terça-feira, 2 de agosto de 2011

Temperos Mágicos que afinam a cintura

Eu sou suspeita para falar de temperos, pois meu marido diz que tenho uma caixa mágica em casa . Sim, é minha caixa de temperos que eu uso no meu "caldeirão" kkk. Eu amo cozinhar e pensando em cuidar da minha saúde , tenho pesquisado sobre alimentos funcionais. Lendo, eu descobri que existem temperos e ervas que estimulam o organismo a queimar mais calorias , os famosos termogênicos. Como meu metabolismo sempre foi meio lento , sempre busco uma maneira de dar uma forcinha ao menos com caminhada e uma boa alimentação.
Na Boa Forma de julho, saiu uma matéria bem interessante com a receita de 4 sopas para aquecer o corpitcho no inverno , sem comprometer a dieta. Afinal de contas , quem não fica em dúvida do que colocar na sopa? E a gente enjoa do mesmo sabor todo dia, então a partir de um caldo básico é possível acrescentar temperos, ervas e alimentos que vão potencializar a queima de calorias e deixar a sopa com um sabor super especial. Confira !

Os temperos dão mais sabor à sopa , além de agitar o metabolismo, aumentando a queima de gordura. Também combatem a inflamação, o que deixa o organismo menos resistente à perda de peso. Combine-as a gosto.

Alecrim: contém substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e capazes de facilitar a digestão. Quanto adicionar à sopa : 2 ramos da erva fresca ou 1 colher de sobremesa da erva desidratada por porção

Cardamomo: os compostos bioativos desse tempero aceleram o metabolismo. Quanto adicionar à sopa : 1 colher (café) das sementes do cardamomo por porção.

Cúrcuma: essa raiz reduz a irrigação sanguínea no tecido adiposo, enfraquecendo a reserva de gordura. E, por ser rica em curcumina (pigmento amarelo-ouro), tem ação antioxidante, anti-inflamatória. Quanto adicionar à sopa: 2 colheres (café) da cúrcuma em pó por porção. (conhecida também como açafrão da terra)

Gengibre: em pó ou ralado, acelera até 20% o gasto calórico graças à ação termogênica da substância zimgiberine, presente em sua composição.  Quanto adicionar à sopa: 1 pedaço (3cm) de gengibre fresco ralado ou 1 colher (café) da raiz em pó por porção.

Manjericão: tem ação desintoxicante, livrando o organismo do excesso de toxinas. Quanto adicionar à sopa: 1 colher (sopa) de manjericão fresco por porção.

Orégano: estimula a produção de enzimas responsáveis pela digestão dos carboidratos (batata, pão, etc). Também é antioxidante e leve diurético. Quanto adicionar à sopa: 1 colher (sobremesa) da erva fresca ou desidratada por porção.

Pimenta: rica em capsaicina (a substância que dá o sabor picante), reduz a fome e acelera a queima de calorias. Quanto adicionar à sopa: 1/6 de pimenta dedo-de-moça sem as sementes picada ou 1/4 colher (café) de caiena em pó por porção. Pode der aquela chamada como chilli em pó ou a pimenta calabresa em flocos também.

Salsa: tem efeito diurético (especialmente quando é aquecida), reduzindo a formação de gases e o inchaço abdominal. As substâncias presentes na folha também facilitam a digestão e ajudam o organismo a se livrar das toxinas. Quanto adicionar à sopa: 1 colher (sopa) de salsa fresca ou desidratada por porção.

Veja as receitas aqui . Eu vou fazer esta semana e depois conto para vocês . Espero que esta dica ajude numa refeição levinha no seu jantar . Nem pense em substituir o almoço por sopa hein ?

Bjssss 

Nenhum comentário:

Postar um comentário