sábado, 28 de julho de 2012

Chá de Hibisco


Sou uma apaixonada pela fitoterapia e os recursos que a natureza nos oferece . Minhas clientes sempre perguntam sobre chás para ajudar na retenção hídrica e potencializar os efeitos da drenagem linfática, e para mim, o chá de hibisco tem ótimos efeitos , além dos energéticos . Que tal descobrir as maravilhas do chá de hibisco e aproveitar seus benefícios ? Vamos lá !

A bebida ajuda a emagrecer , combate celulites e previne o desenvolvimento de diabetes tipo II .


Nomes populares: hibisco, hibiscus, quiabo-azedo, caruru-azedo, caruru-da-guiné, quiabo-de-angola, rosa da Jamaica
Nome cientí co: Hibiscus sabdariffa
História: a planta, que acredita-se ter origem africana e asiática, era bastante apreciada em forma de chá ainda no Egito antigo e também no mundo árabe, onde é conhecida como karkadé. Atualmente, o hibisco, famoso por sua ação emagrecedora e digestiva, é contemplado no mundo inteiro, desde a tradicional bebida até pratos que o levam como ingrediente principal.
Propriedades: na medicina popular, age como antioxidante, afrodisíaco, laxante, além de combater bronquites, resfriados e problemas de pele. Seus benefícios agradam, e muito, o público feminino, por auxiliar na perda de peso e evitar a retenção de líquidos, o que favorece no combate às tão temidas celulites. O chá de hibisco ainda estimula o metabolismo e reduz as taxas do mau colesterol (LDL) no sangue. Pesquisa feita pela American Heart Association revela ainda que a bebida equilibra a pressão arterial e os níveis de lipídios (gorduras) e glicose totais, prevenindo o desenvolvimento da diabetes tipo 2.
Partes consumidas: suas folhas, flores e raízes podem servir de matéria-prima para a produção de chás, ervas frescas ou desidratadas, tinturas e cápsulas em forma de extrato seco.
Na culinária: as folhas (ricas em vitaminas A e B1), ainda quando jovens, são muito utilizadas em saladas verdes. Quando estão mais maduras podem ser refogadas ou fazer parte de cozidos, sopas, feijão e arroz. Já o cálice da planta possui um sabor cítrico peculiar, ótimo para compor geleias, doces, vinhos, vinagres e sucos.
A planta: o arbusto pode atingir de 2 a 3 metros de altura. As folhas que o compõem se tornam “recortadas” formando até cinco tiras verdes ou avermelhadas. Ao longo da haste, são formadas lindas flores que apresentam coloração amarelada, rosada ou arroxeada.
Contraindicações: evite a infusão do chá no período gestacional e na menopausa, pois a erva age como antiestrogênico e anticoncepcional.
Pode ser encontrada: evite a infusão do chá no período gestacional e na menopausa, pois a erva age como antiestrogênico e anticoncepcional.

Chá para emagrecer
Ingredientes 25 g de hibisco
1 litro de água

Preparo Ferva a água e coloque o hibisco. Tampe e deixe alguns minutinhos. Desligue o fogo, deixe esfriar e tome uma xícara (chá) cinco vezes ao dia. Se quiser, acrescente a bebida a preparações de arroz e sopas. Ele não altera o sabor dos alimentos.
* Antes de de realizar o procedimento, consulte um especialista

Que tal agregar o hibisco com mais ervas e ter um chá harmonizador ? Mais uma dica :

Chá  Harmonizador 
Composição:
Cavalinha (harmoniza os rins e líquidos corporais)
Folha Amoreira (equilibra hormônios)
Menta (refresca e acorda)
Hibisco (energiza, relaxa e acolhe o feminino).
Forma de preparo:
Aqueça 1 xícara de água filtrada até quase fervura.
Desligue o fogo e acrescente 1 colher (sobremesa) da mistura de 4 ervas.
Tampe a chaleira e deixe em infusão por 10 minutos.
Coe sobre uma linda xícara, sirva morno ou frio.
Desfrute da beleza e calor da xícara enquanto toma calmamente seu delicado chá aromático.
Tome 1 xícara pela manhã e uma à tarde ou noite.



O chá de hibisco controla a compulsão por doces e melhora o funcionamento intestinal, contribuindo para a perda de peso


Fontes: Andre Resende, fitoterapeuta, de São Paulo; e Aderson Moreira da Rocha, clínico geral,
reumatologista, acupunturista e Presidente da Associação Brasileira de Ayurveda, do Rio de Janeiro


Revista : Vida Natural & Equilibrio Por Gabriela Zuza | Fotos: Shutterstock

Nenhum comentário:

Postar um comentário